terça-feira, abril 24, 2007

Saudação à Associação O FAROL

«Considerando a importância que o associativismo representa na vida das comunidades locais, o Bloco de Esquerda vem hoje saudar a Associação de Cidadania de Cacilhas – O FAROL com base nos argumentos a seguir apresentados.

Desde a sua criação, em 27/06/2003, apesar das notórias dificuldades que advêm do facto de não ter sede e dispor de um reduzido orçamento anual, já conseguiu realizar, entre outras actividades:
15 Exposições temáticas (fotografia, pintura e desenho de autores e/ou temas almadenses);
13 Conferências/ palestras/ tertúlias (sobre temas de interesse local: ambiente, história, personalidades, etc.), onde têm participado ilustres autores almadenses como por exemplo, Alexandre Castanheira, Luís Vicente, Artur Vaz e Alexandre Flores, entre muitos outros;
7 Homenagens (entre os quais: a Romeu Correia, Maria Rosa Colaço e Elias Garcia, por exemplo);
Publicação, regular, do Boletim O PHAROL, do qual é director o conceituado escritor cacilhense Fernando Barão e onde colaboram prestigiados autores do nosso concelho;
Em colaboração com outras associações, organizou o I e II Encontro das Colectividades Cacilhenses e o I Encontro de Poetas Almadenses;

Em 2004 instituiu o prémio anual «Cidadão de Mérito de Cacilhas», tendo já agraciado os cidadãos Álvaro Maurício e o prof. Navarro.

Tem vindo a proceder a uma recolha metódica, exaustiva e sistemática, de depoimentos, material iconográfico e documentos diversos sobre a história de Cacilhas, realizando inquéritos e reportagens (gravadas em suporte áudio) para registo e arquivo das memórias das suas gentes.

Criou uma página na Internet –
http://web.educom/pt/farol (alojada no servidor da EDUCOM que, gentilmente cede o espaço a título gratuito) e um blog – http://o-pharol.blogspot.com/ para divulgação das suas actividades e dos materiais que vai recolhendo.

Estabeleceu uma parceria com a Escola Cacilhas – Tejo para desenvolver o projecto MEMÓRIA DE CACILHAS, com o qual pretende construir um arquivo digital do património de Cacilhas (histórico, geográfico e etnográfico), no qual colaboram uma equipa multidisciplinar de professores, destacada para o efeito, e alguns alunos, numa iniciativa de extrema relevância em termos culturais e até educativos.

Ainda no âmbito do protocolo estabelecido com aquela escola secundária, esta associação tem vindo a colaborar com várias turmas de alunos do 12.º ano que, na área de Projecto, resolveram efectuar trabalhos sobre questões locais.

Face ao exposto:

Consciente do esforço constante que esta associação tem desenvolvido na procura de soluções alternativas de colaboração e no estabelecimento de parcerias estratégicas com outras associações locais, colectividades, Igreja, escolas, autarquias, comerciantes e particulares para, de forma integrada, atingir os objectivos pretendidos de dinamização social e cultural da freguesia de Cacilhas.

E porque reconhece a importância, fundamental, que a actividade desta associação tem vindo a representar para:
1. A preservação da identidade histórica e cultural da freguesia de Cacilhas;
2. O fortalecimento do papel dos movimentos cívicos no desenvolvimento local;
3. A formação de uma consciência de cidadania pró-activa e de intervenção da população.

A Assembleia de Freguesia de Cacilhas, na sua reunião ordinária de 23 de Abril de 2007, delibera saudar, publicamente, a Associação de Cidadania de Cacilhas – O FAROL pelo excelente trabalho que tem vindo a desenvolver.

Cacilhas, 23 de Abril de 2007

A Representante do Bloco de Esquerda,
Maria Ermelinda Toscano»

APROVADA POR MAIORIA (com 12 votos da favor e uma abstenção da CDU).

Sem comentários: