terça-feira, agosto 11, 2009

BE foi o primeiro a entregar as listas às autárquicas

Da esquerda para a direita: Ermelinda Toscano (cabeça de lista à Assembleia de Freguesia de Cacilhas e candidata n.º 2 à Assembleia Municipal); Pedro Oliveira (cabeça de lista à Assembleia de Freguesia do Laranjeiro); Cândida Esteves (candidata n.º 2 à Assembleia de Freguesia da Caparica) e Luís Filipe Pereira (cabeça de lista à Assembleia Municipal)


O Bloco de Esquerda foi, no concelho de Almada, o primeiro partido político a entregar as listas de candidatos às próximas eleições autárquicas de 11 de Outubro.
2.ª feira, dia 10 de Agosto, precisamente uma semana antes do fim do prazo estabelecido na lei, o Bloco de Esquerda procedeu à entrega no Tribunal de Almada dos processos relativos às candidaturas a todos os órgãos autárquicos do município: Câmara e Assembleia Municipal e às onze Assembleias de Freguesia, envolvendo um total de 260 candidatos.
44 anos é a média de idades em termos globais, mas há freguesias onde a aposta nos jovens é uma clara estratégia política, como é o caso de Cacilhas e da Caparica cuja média de idades é inferior a 40 anos.
Por isso, outro aspecto a destacar é a participação de jovens com idade inferior a 35 anos, muitos deles na faixa etária entre os 18 e os 25 anos, como acontece nas freguesias de Cacilhas (44%), Caparica (44%), Charneca (45%), Cova da Piedade (44%) e Laranjeiro (50%).
Em relação à paridade, o Bloco de Esquerda ultrapassou em muito os 33% de representação mínima de cada sexo, ao apresentar listas com 51,5% de homens e 48,5% de mulheres, mantendo a mesma proporção no que respeita aos cabeças de lista: 7 homens (Assembleia Municipal e Assembleias de Freguesia da Caparica, Cova da Piedade, Feijó, Laranjeiro, Pragal e Sobreda) e 6 mulheres (Câmara e Assembleias de Freguesia de Almada, Cacilhas, Charneca de Caparica, Costa da Caparica e Trafaria). Havendo mesmo freguesias, como a Charneca de Caparica e a Sobreda onde ambos os sexos estão representados a 50% cada.

Sem comentários: