sábado, junho 16, 2007

Enxaquecas de Almada

Subordinado ao título em epígrafe foi publicado, no dia 4 de Maio do corrente ano, no blog EMALMADA, o artigo e fotografia que a seguir se apresentam:



«Em...Almada, infelizmente são muitas as asneiras e os erros que o cidadão vai observando no dia-a-dia da exemplar Requalificação Urbana em curso, que nos vai deixando tristes, tristes e envergonhados.

A foto, dos Paços do Concelho, está inserida correctamente. porque com ela queremos dizer que Almada, com esta Requalificação Urbana a ser levada à prática pela actual autarquia, está ficando de pernas para o ar.

Acabei de dar uma volta pela Cova da Piedade e Laranjeiro (ex-Estrada Nacional 10) com pessoa amiga entendida em sinalização de trânsito e vias de circulação viária.

Dentro dos nossos humildes conhecimentos de cidadãos e condutores automóvel, já nos tinhamos apercebido de algumas e graves asneiras existentes, levadas à prática por esta Câmara, no âmbito do seu plano de Acessibilidades/Dificuldades 21, inserido naquilo que designa por Requalificação Urbana, aproveitando as obras de meter um comboio no meio do principal eixo viário da Cidade, desqualificando-a.

As asneiras, os erros de sinalização, a ausência de sinalização, a incorrecta sinalização, o incorrecto traçado de faixas de rodagem, as ratoeiras e obstáculos aos automobilistas, são tantos, que bem podemos dizer que Almada está sendo sacrificada por pessoas com alguma insensibilidade para resolver problemas importantes dentro da cidade e também pela incúria, pelo desleixo e pela incompetência de uns quantos que estão a destruir Almada.

Nos obstáculos aos automobilistas já se vêem perdas de óleo do motor por batidas das viaturas nos exagerados e incorrectos desnivelamentos do piso de circulação e batidas de pneus em lancis de separadores insensatamente implantados.

Onde estão "os cientistas", estudiosos e entendidos em tráfego urbano?

Para os almadenses é doloroso dizer isto, mas tem de ser dito.
Não nos venham votantes ou não votantes da cdu ou do pcp dizer que somos “ bota-a-baixo militantes”! Não, meus caros!
O que vamos vendo e o que nos mostram pessoas mais entendidas nas matérias, é muito grave, triste e, revoltante que Almada esteja a caminhar para o descalabro.
Almada tão perto de Lisboa.... tão longe da Capital e bem mais perto do que se designa por cinzento subúrbio. É Triste !

O problema não é de partidos políticos. É de pessoas. De serem ou não serem competentes e da falta de participação dos cidadãos na vida colectiva, de se interessarem e terem voz activa nas decisões políticas. Da falta de coragem para dizer: BASTA, RESPEITEM-NOS!

Almada chegou a este caos, porque quem está no poder não sabe gerir e quem está na oposição opta por não ser oposição.

Por vezes, até acaba por apoiar quem está e depois os que estão, gozam-nos e malham-lhes nas costas.

Almada está doente. Está de pernas para o ar. A continuar assim, entra rapidamente em extinção.

Deixemo-nos de ilusões e de virtuais encantos. Não aceitemos a cenoura.É urgente recuperar Almada!»

Sem comentários: