domingo, maio 17, 2009

O Bloco de Esquerda na Assembleia Municipal com a população

Em Almada os resultados eleitorais para o actual mandato que está na sua fase final, determinaram um crescimento assinalável do Bloco de Esquerda, que tem autarcas eleitos em todas as Freguesias, excepto na Freguesia da Costa da Caparica, onde não elegeu apenas por 8 votos, na Assembleia Municipal o seu grupo Municipal é constituído por três deputados municipais.

Como é do conhecimento público o Bloco de Esquerda não elegeu um vereador apenas por 15 votos.

Os resultados foram demonstrativos da vontade da população em dar ao Bloco de Esquerda a possibilidade de apresentar as suas propostas e dar voz aos seus anseios.

Em boa hora isso aconteceu, hoje a voz dos nossos autarcas é ouvida e respeitada, não havendo dúvidas da capacidade do bloco, que ao mesmo tempo que apresenta propostas e as coloca à consideração das outras forças politicas também sabe ouvir e apoiar todas as medidas que vão ao encontro dos interesses das populações das 11 freguesias do concelho, independentemente da força politica que as proponha; se tem em conta os interesses das populações, nós votamos a favor.
O Bloco de Esquerda não é uma força sectária.
O nosso compromisso é com a população, homens e mulheres que merecem todo o nosso respeito, estamos na política autárquica porque pensamos e acreditamos que aqui reside a esperança de ver muitos abraçarem causas justas e nobres. O poder autárquico é o poder que está mais perto do povo e tem que ser real tem que ser efectivo o Bloco tem que conseguir trazer mais pessoas a participar. Ao mesmo tempo, tem que exigir que se criem verdadeiros mecanismos de participação com possibilidade de ver aplicadas e respeitadas na prática as opiniões das populações; é absolutamente indispensável que a politica autárquica seja determinada pela vontade e participação popular.
Tudo faremos, para continuar a merecer a confiança de todos e todas que votaram no Bloco de Esquerda e a partir do nosso empenho fazer com que outros acreditem que vale a pena participar e acreditem também que vale a pena votar no Bloco de Esquerda.
Temos a convicção que o Bloco é uma força de confiança que aumenta esquerda, à esquerda que se quer forte no respeito pelas diferenças; tal é indispensável para combater e resistir às tendências neo-liberais , que impõe salários de miséria e aumento de desemprego.
No Bloco de Esquerda o trabalho de equipa é absolutamente decisivo para a afirmação da nossa politica. Os contributos são todos muito importantes.
Nas próximas eleições tudo indica que iremos aumentar a nossa representatividade, é indispensável que a mesma seja acompanhada da máxima responsabilidade. Existem no Concelho de Almada inúmeras situações que carecem de resolução.
Não queremos uma Almada a várias velocidades, uma Almada que cresce e se renova e outra que envelhece se esquece e se abandona.
Uma autarquia de esquerda tem que ter politicas sociais e acção que contribuam de forma decisiva para resolver problemas que afectam um número considerável de Almadenses, desde as politicas sociais de habitação e habitação social e apoio aos nossos idosos. Temos que encontrar formas que se traduzam por apoios reais aos nossos idosos e às suas famílias.
A Segurança Social e a Autarquia têm que reforçar a sua intervenção nesta área. Exigem-se políticas efectivas de defesa e salvaguarda dos direitos dos Idosos.
Não perdemos de vista as responsabilidades do poder central nestas matérias, mas é precisamente porque o Governo não cumpre que as autarquias devem ser mais solidárias e exigentes em relação ao poder central.

Quando há 35 anos lutámos nas ruas por uma sociedade mais justa, não era previsível que problemas de pobreza e extrema pobreza, voltassem para atormentar tanta gente.
Não podemos deixar de responsabilizar o actual Governo do Partido Socialista que encontra soluções de milhões para entregar a banqueiros mas não promove politicas sociais nem promove o emprego, para devolver a dignidade a um número elevadíssimo de trabalhadores e trabalhadoras que perderam a única fonte de rendimento que possuíam que era o seu posto de trabalho.
É nossa convicção que o retrocesso politico e social não é irreversível. Não contamos com facilidades, mas sabemos que não podemos baixar os braços e que o único caminho possível é o caminho da luta!
Viva o Bloco de Esquerda.
Viva Almada.
Luís Filipe Pereira
Cabeça de Lista à Assembleia Municipal de Almada

Sem comentários: